Já estamos no mês de fevereiro e, no dia 24, começa o prazo para o Tax Return no Canadá. O período para o envio das declarações de imposto de renda dos brasileiros que vivem no país vai até o dia 30 de abril. 

É um tempo razoável para organizar a documentação e fazer todo o processo, concorda? Mas, em se tratando de um procedimento fiscal, sabemos que nem sempre tudo flui de forma fácil. 

Por isso, listamos três erros bastante comuns que podem prejudicar o envio da sua declaração, acarretar problemas com a Receita e diminuir a sua restituição, entre outras consequências nada positivas. Vamos saber mais? 

1º erro: atrasar a entrega

Este pode ser considerado um erro de organização, já que o prazo para enviar a sua declaração do imposto de renda é bastante amplo, e vai de 19 de fevereiro até o dia 30 de abril. 

Para não correr o risco de atrasar a entrega do Tax Return, é importante começar a reunir a sua documentação fiscal desde já, entender e tirar todas as dúvidas sobre o processo e aproveitar os primeiros dias do período para entregar a sua declaração

Assim, você vai conseguir cumprir com a obrigação fiscal com mais segurança e tranquilidade, evitar multas e problemas com a Receita Federal Canadense – CRA (Canada Revenue Agency).

2º erro: não declarar toda a renda

Aqui, é possível que haja algum problema no seu entendimento sobre o que precisa ser declarado. Daí a necessidade de se informar previamente sobre todos os critérios e regras para o Tax Return antes de começar o período para as declarações propriamente ditas. 

É importante destacar que a sua renda, ou seja, o que deve constar na sua declaração, inclui todos os seus rendimentos, deduções, créditos e também os impostos pagos. 

Outro detalhe relevante é que quando nos referimos aos rendimentos, estamos falando tanto do que você recebe no Canadá, quanto aqui no Brasil. A regra se aplica para os brasileiros que possuem imóveis, são sócios de alguma empresa ou recebem renda oriunda de trabalho remoto, por exemplo. 

Esses valores, quando aplicáveis, precisam ser convertidos em dólar canadense, de acordo com a data de recebimento, e incluídas na sua declaração. 

3º erro: não guardar documentos

Aqui, também podemos afirmar que se trata de um erro na preparação que antecede o período de declarações, visto que os documentos fiscais constituem a base para alicerçar as suas deduções e também a restituição.

Afinal, como você vai comprovar que gastou um valor “x” em um curso que frequenta, se não tem os recibos de pagamentos da instituição em que estuda? 

Por isso, é recomendado ter como regra pessoal fazer o arquivamento de todas as notas fiscais e recibos de serviços que podem ser utilizados na hora de fazer o Tax Return. 

Assim, mais do que ter facilidade para preencher a declaração e comprovar seus gastos, você otimiza a sua restituição

Agora que você conhece os principais erros cometidos no Tax Return, também precisa saber que pode contar com os serviços da consultoria contábil e especializada da Real Tax Canadá para agilizar e facilitar todo o processo de envio da sua declaração. 

Nosso atendimento é online e você só precisa preencher um formulário simples e encaminhar os documentos fiscais. O resto do trabalho fica com a gente! 

Fale conosco e aproveite essa comodidade

_
Sobre a Real Tax

A Real Tax é uma Contabilidade que foca em pequenas empresas – startups e pessoas físicas. Atuamos com contabilidade para tanto para brasileiros, assim como para pessoas de demais nacionalidades presentes no Canadá. Declaração de Imposto de Renda, Abertura de Empresas, Folha de Pagamento e muito mais. Atendimento em Português e Inglês.

OBS: a Real Tax não atende clientes na província de Quebec.

Deseja contratar nossa assessoria para entrega do imposto de renda canadense em 2024?
Entre em contato conosco.

Real Tax – Soluções contábeis para empresas no Canadá

+1 778 319-4489 (Acesse aqui o WhatsApp)

[email protected]